7 remédios naturais para controlar a diabetes

Os altos níveis de açúcar no sangue podem ser um grave perigo. Esta doença pode aumentar o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), cegueira, insuficiência renal e amputação de membros. Sabe o que estiver a seu alcance para te ajudar, mas tenha em conta que as opções naturais não substituem o médico.

De acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, ainda fazem falta algumas pesquisas para garantir que remédios são eficazes e quais não. Antes de tomar qualquer um é importante que você se informe e consulte um profissional de saúde.

1. Nopal

Segundo o Dr. Alberto Frati, do Colégio Mexicano de Medicina Interna, o nopal reduziria os níveis de açúcar no sangue, e ajudaria a mantê-los estáveis: “O nopal contém muita fibra e outras substâncias que controlam e normalizam o metabolismo do açúcar, o que não deve faltar na dieta de uma pessoa com diabetes”, declarou.

2. Canela

De acordo com o nutricionista Richard Anderson, bastaria meia colher de chá de canela por dia para controlar o nível de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial em pacientes diabéticos. “Graças a isso, a canela ajudaria a prevenir diversas complicações do diabetes”, explica o Dr. Anderson.

3. Omega 3

Os ácidos gordos Omega 3 elevam a sensibilidade à insulina em pacientes diabéticos, o que ajudaria a controlar os níveis de glicose no sangue, explica o Dr. Andrew Odegaard, da Universidade de Minnesota, em Minneapolis. “O melhor é consumi-los através dos alimentos, assim garantindo uma melhor alimentação”, conta.

4. Alho

Em um experimento com ratos verificou-se que o alho reduziria os níveis de açúcar no sangue em casos de diabetes tipo 1 e 2. “Isso se deve principalmente a que o alho normaliza o metabolismo da glicose, e que algumas das substâncias que contém têm efeitos semelhantes aos da insulina”, explica o Dr. Sakurai.

5. Mirtilos

Esta fruta ajudaria a evitar problemas oculares relacionados com a diabetes. “Os antioxidantes contidos na uva-do-monte azul protegem os vasos capilares e os nervos dos olhos dos danos que podem causar altos níveis de açúcar no sangue e a hipertensão”, explica um estudo publicado no Molecular Nutrition & Food Research.

6. Chá verde

Segundo o Dr. Hiroshi Tsuneki, da Universidade de Toyama, no Japão, o chá verde poderia elevar a sensibilidade à insulina e ajudaria a evitar os problemas cardiovasculares comuns em pacientes com diabetes. “O ideal para obter seus benefícios iria demorar entre 4 e 8 copos de chá por dia”, diz o Dr. Tsuneki.

7. Feno-grego (fenugreek ou feno grego)

De acordo com a Dra Laura Shane-McWhorter, da Universidade de Utah, as sementes de feno-grego são de grande utilidade no controle do diabetes: “consumir entre 100 e 150 gramas de estas sementes a cada dia reduziria em quase 30% os níveis de glicose no sangue, além de ajudar a controlar o colesterol, um grande aliado associado na luta contra a diabetes”, garante.

São seguros?

Segundo a Associação Americana de Diabetes (ADA, sigla em inglês), muita gente costuma acreditar que os produtos naturais não são perigosos, no entanto, alguns suplementos e plantas podem ter efeitos secundários ou interferir com o bom funcionamento de outros medicamentos. É importante que fale com o seu médico antes de dizer tomar um suplemento de medicina natural.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Suplementos de Parceiros: Quitoplan - Colastrina - Feminyx - Revital - Lectus | © 10 Dietas Slim 2017.